Pesquisar
Close this search box.

Em Araguaína, foi realizado nesta terça-feira, dia 28, o Programa ‘Desenvolve Mulher Empreendedora’, que é uma iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Araguaína (CMEC), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), da Federação das Associações Comerciais do Tocantins (FACIET), da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e do SEBRAE.

Mais de cem mulheres de Araguaína participaram do evento, que acontece em todo país e promove um espaço de networking e estratégias para fortalecer os negócios. O programa foi criado com a proposta de possibilitar o acesso das empreendedoras ao mercado e ao crédito, por meio de ferramentas que promovam  conhecimento, governança e sensibilização, redes, competências técnicas e socioemocionais.

O presidente da ACIARA, Denilson Silva, abriu o evento e parabenizou a força feminina de Araguaína. Ele destacou o apoio da esposa e das filhas e ressaltou que 80% de suas colaboradoras são mulheres. “Porque as mulheres são mais dedicadas, mais focadas no trabalho e têm mais sensibilidade para lidar com as situações, o que torna a tomada de decisão mais assertiva”. Para o presidente, é importante que as mulheres empreendedoras se unam ao conselho porque a união delas fará a diferença. “A confederação, a federação e a associação comercial foram visionárias a se unirem às mulheres para criar esse conselho. Não para as mulheres conquistarem seu espaço porque já foi conquistado, mas para avançar ainda mais no fortalecimento de seus negócios”, observou Denilson Silva.

A presidente do CMEC-Araguaína, Tatiana Martins Moraes, falou sobre a importância de parcerias e destacou que o empreendimento feminino é forte na cidade. “A gente sabe que a mulher tem sede de conhecimento e o que a gente tá buscando dentro do CMEC é unir essas mulheres para dentro do conselho, e juntas, criar ferramentas que agregam e fortaleçam seus negócios”, disse Tatiana Moraes.
A presidente do CMEC Tocantins, Antonia Lopes, comemorou o auditório lotado para o primeiro evento realizado pelo conselho. Outros projetos estão previstos para 2023. “Nós temos quatro projetos para serem desenvolvidos esse ano. O primeiro foi esse, que teve casa cheia. O segundo acontecerá na Feira EPOCA (Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína) e teremos mais dois importantes eventos, que possibilitarão às mulheres de Araguaína e região investirem cada vez mais em empreendedorismo”, enfatizou Antonia.
A Gerente Regional do SEBRAE em Araguaína, Maikellen Carvalho, falou sobre a importância de ações que promovam o conhecimento para enfrentar os desafios de empreender. “O SEBRAE investe em capacitação. Nós temos vários cursos de liderança, gestão empresarial, gestão financeira. O Sebrae tem ações voltadas para o público feminino como Força Mulher, que já formou mais duas mil mulheres em situação de vulnerabilidade, e cursos também para mulheres que desejam empreender ou já abriram seu próprio negócio”.  

Conhecimento
Foram mais de oito horas de programação realizada no auditório da Empresa Toledo Info, com palestras, apresentação de experiências de sucesso, dicas de negócios, networking e a participação da Cooperativa Sicredi, que divulgou o projeto ‘Donas do Negócio’, um programa voltado para a micro e pequena empreendedora.


Para a empresária, Maria Elieth Lobo, que é proprietária de uma empresa de confecção de lingerie e moda praia, e atua há 27 anos no mercado, é fundamental se atualizar. “É importante estar atento às mudanças do mercado, inovar. Eu comecei há 27 anos e era tudo diferente naquela época, não tínhamos computador.  Hoje você tem a internet que mudou as relações comerciais. Então, eventos como este possibilitam a troca de conhecimento e acesso às novidades do mercado”, ressaltou a empresária.

O público feminino acompanhou a palestra de Tudy Vieira, que é administradora, master coach e analista comportamental. Tudy falou sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas para o sucesso organizacional e pessoal. “Eu diria que o ponto chave de tudo é entender de gente. Abrir um negócio é muito sofrido. Geralmente, essas empreendedoras são muito solitárias porque o negócio é desafiador, são várias responsabilidades do papel de mulher. Então, quando se tem uma rede de apoio e se entende de gente, começa a fluir de forma mais leve, o resultado que elas esperam buscar”, pontuou Tudy Vieira.
O prefeito Wagner Rodrigues também esteve no encontro e parabenizou as empreendedoras e a iniciativa do CMEC. Para o prefeito, o evento incentiva mais mulheres a investir no empreendedorismo. “Criar e abrir seus negócios vai gerar oportunidade tanto para elas como para a cidade. Araguaína é uma cidade empreendedora. Aqui, temos buscado garantir a qualidade de vida com os parques de lazer e com a própria Via lago, incentivando a abertura de novos mercados, como o shopping que está chegando agora. Então, será uma cidade que vai gerar muita oportunidade de negócios”, finalizou o prefeito.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.