Pesquisar
Close this search box.

A Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) iniciada nesta quarta-feira, dia 31, tem movimentado não só a estrutura dentro do Parque de Exposições Dair José Lourenço, onde acontece a feira, mas também o comércio de Araguaína. É o que mostra o levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA).

A pesquisa foi realizada na semana que antecedeu a Expoara porque, historicamente, é o período em que o público compra roupas, calçados e acessórios para participar da festa, além do consumo de bebidas, comidas e da montagem da estrutura para assistir à cavalgada. De acordo com os dados do SPC, no período de 20 a 30 de maio de 2023 foram registradas 21.461 consultas pelos estabelecimentos comerciais. Em 2022, a Expoara foi realizada de 2 a 12 de junho, por isso a pesquisa foi feita no período de 23 de maio a 01 de junho, onde 17.092 consultas foram registradas. O aumento da procura pelo crédito, este ano, foi de 25,56%.

Embora com um número menos expressivo, a alta se manteve neste mês de maio na comparação com o mesmo período do mês anterior. Em abril, foram 19.850 consultas ao SPC, um aumento de apenas 8,12%.

SPC

A consulta ao crédito é feita pelos estabelecimentos comerciais quando o cliente tem intenção de fazer uma compra por meio do crediário. O lojista realiza a consulta ao SPC para verificar se o cliente tem alguma restrição. Por isso, o serviço oferecido ao lojista tornou-se um termômetro para apontar o aquecimento nas vendas.

Para o diretor do SPC da Aciara, Alberto Luna, o aumento da procura por crédito esse ano é um dado relevante, porque apesar da situação econômica que o país enfrenta, o consumidor continua assumindo compromissos. “Em 2022, a gente ainda vivia na sombra da pandemia e ainda havia muitas incertezas. Acredito que esse aumento, muito provavelmente, tenha sido alavancado, principalmente, pelos setores de vestuário e calçados por conta da exposição agropecuária”, observou Luna.

Para o diretor, o pequeno aumento em maio com relação ao mês de abril se mantém estável. “Esse aumento não é muito significativo até porque a economia está desacelerada”, observou o diretor.

A expectativa é que a economia do município se mostre aquecida durante os dias da Expoara, assim como foi observado durante a realização da Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína (EPOCA), realizada pela ACIARA.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.