Pesquisar
Close this search box.

A Exposição do Polo Comercial e Industrial de Araguaína (EPOCA), uma das maiores feiras de negócios do Tocantins, será realizada entre os dias 23 e 27 de abril, no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma. A Feira EPOCA será a primeira no Estado a desenvolver a pegada de carbono, que medirá as emissões de gases de efeito estufa durante as atividades realizadas no evento.
Em busca de tornar a Feira EPOCA um modelo de negócios voltado para governança e sustentabilidade, a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) contratou a startup Forest Carbon, que desenvolve cálculos que servirão como estratégia, por exemplo, para a redução e compensação da queima de combustível de transportes usados na logística da feira.
Para o diretor tesoureiro da Aciara, Roger Kuhn, a ideia de fazer a primeira Feira Carbono Neutro veio do anseio global de contribuir para um desenvolvimento econômico sustentável. “É importante utilizar um evento da grandiosidade da EPOCA para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de desenvolver a economia sem prejudicar o meio-ambiente, o que é plenamente possível”.

Crédito de Carbono
O fundador e CEO da startup Forest Carbon, Rafael Andrade, explica que o objetivo é mitigar os efeitos da emissão de gases poluentes, que acontecem em grandes eventos. Com este projeto pioneiro, a Feira EPOCA poderá receber a certificação de feira carbono neutro com a compensação de suas emissões através da aquisição de crédito de carbono certificados internacionalmente. “Nossa parceria floresce como um exemplo vivo de como podemos promover um evento sustentável, nutrindo o meio ambiente regional e colhendo os frutos de um mundo mais verde e equilibrado”.
Outras parcerias vão possibilitar que o polo comercial seja também um espaço de educação ambiental, com ações como reaproveitamento do lixo, coleta seletiva de resíduos, uso de sacos biodegradáveis, plantio de espécies nativas e uso da energia limpa por meio de placas solares.

Feira de relacionamentos
Com foco na gestão de negócios, tecnologia e conhecimento, a Feira EPOCA contará com 180 expositores, espalhados pelo Complexo em áreas e estandes nas Arenas do Conhecimento, Comercial, Agro, Feirões, Outlet, Shopping EPOCA, além da Praça da Alimentação. A expectativa é superar os números da edição passada, com a movimentação de R$ 100 milhões e mais de 50 mil visitantes durante os cinco dias da feira.
Este ano, todas as palestras serão gratuitas e acontecerão na Arena do Conhecimento, que contará com dois auditórios com capacidade para 150 e 300 pessoas, respectivamente. Uma das principais atrações é o palestrante Ciro Bottini, considerado um dos principais vendedores da televisão brasileira.
O presidente da ACIARA, William Rezende, destaca que a EPOCA é uma feira de relacionamento, que reúne empresas, indústrias e serviços em busca do fortalecimento de seus negócios. “A EPOCA é a maior feira do norte do estado. Potencializa vendas, gera emprego e renda, aquece a cadeia econômica da nossa cidade como os setores de hotelaria, alimentação e transporte. Com a EPOCA, criamos um ambiente favorável aos empresários de Araguaína e região para tornarem seus empreendimentos um sucesso”. 

Foto: Crédito Marcos Filho

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.