Pesquisar
Close this search box.

A menção do termo “ESG” (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) cresceu 2.600% nas redes sociais nos últimos quatro anos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Pacto Global da ONU em parceria com a consultoria Stilingue, em 2019, a sigla contava com 4 mil menções no ambiente virtual, número que saltou para 109 mil registros só nos primeiros meses de 2023. 

Os dados foram revelados pelo diretor da Stilingue, Thiago Gonçalves, em live feita pela EXAME para analisar os números da pesquisa Como está a sua Agenda ESG? A pesquisa ainda aponta que 78,4% das respondentes afirmaram ter inserido o ESG em suas estratégias de negócio, e 59,5% já incluem ações ESG no orçamento, o que mostra o amadurecimento dessa agenda no Brasil. 

Entre os benefícios da agenda ESG para as empresas, estão a reputação e imagem da companhia, a otimização de recursos e a atração e retenção de talentos.

A busca por profissionais ESG

As empresas estão em busca de profissionais qualificados para atuar nessa área e implementar os princípios na companhia. Por isso, é comum encontrar vagas para gestores e especialistas em ESG em diversas instituições dos mais diferentes setores. Esse profissional é responsável pela gestão da estratégia de sustentabilidade corporativa, avaliação de riscos e oportunidades e suporte à comunicação entre todos os stakeholders.

Sem fazer distinção de idade ou de carreira prévia, as empresas que contratam gestores de ESG buscam, principalmente, profissionais que:

  • Tenham boas ideias e saibam colocá-las em prática;
  • Tenham experiência e afinidade com os 3 pilares do ESG;
  • Apresentem domínio teórico aprofundado sobre ESG;
  • Tenham um olhar analítico, mas ao mesmo tempo humano, das situações e problemas que surgirem no dia a dia da profissão 

Fonte: Exame

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.