Pesquisar
Close this search box.

O Corpo de Bombeiros do Tocantins tem um sistema que permite aos proprietários de edificações acompanharem o processo para a liberação de alvarás, mas de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), muitos empresários desconhecem o site porque terceirizam o serviço para a regularização dos estabelecimentos comerciais. Com objetivo de divulgar a ferramenta “Prevenir” (prevenir.bombeiros.to.gov.br), Aciara e Corpo de Bombeiros vão realizar ações para tirar dúvidas de empresários.  

A reunião foi realizada na última terça-feira (24), na entidade, com a presença do presidente da Aciara Denilson Silva, o vice Vilton Gomes, o gerente Itamar Pereira, o presidente da Asca – Associação dos Contabilistas de Araguaína Washington Moura, o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, o Tenente Coronel Clóvis Eduardo Fernandes Carneiro e o Bombeiro Sargento Diogo Marquezine Gomes, chefe do protocolo de serviços técnicos de Araguaína. O objetivo é sensibilizar os empresários para acessarem o sistema e verificar qual a situação do alvará da sua empresa e sanar as pendências que possam existir.

A Aciara irá produzir uma campanha nas redes sociais para divulgar informações sobre o site e tirar dúvidas dos empresários sobre vistoria, documentação e o andamento dos processos. “É importante ressaltar que além do empresário, a solicitação do alvará pode ser feita pelo seu gerente, seu prestador de serviço ou um profissional de sua confiança. Por isso, esta parceria com o Corpo de Bombeiros vai ajudar muitos empreendedores a manter seus estabelecimentos seguros”, pontuou Denilson.

O Tenente-Coronel Clóvis Carneiro destacou que o sistema é simples e de fácil acesso. O primeiro passo é fazer o cadastro e solicitar login e senha. O site traz ainda a Legislação com as normas técnicas vigentes, um check-list que facilita o empresário identificar os documentos necessários, a solicitação de vistoria técnica, a validação de documentos de projetos e até tirar dúvidas sobre análise e vistoria.

“A Aciara é uma parceira do Segundo Batalhão de Bombeiros e o nosso interesse é ajudar os empresários e esclarecer sobre o acesso ao Sistema ‘Prevenir’, para que eles acompanhem todo o processo e ainda tenham conhecimento sobre a lei que garante a segurança do seu estabelecimento porque, muitas vezes, a situação é fácil de resolver e desta forma poder gerar mais recursos para a sociedade”, disse o Comandante Carneiro.

Documento obrigatório

O alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros é um documento que certifica que o estabelecimento está em dia quanto aos procedimentos e equipamentos de segurança que envolvem proteção contra incêndio. Para que a edificação esteja regularizada de acordo com os critérios exigidos pela legislação é necessário que o empresário apresente as documentações em acordo com o Projeto Técnico da edificação.

Acesse o link – prevenir.bombeiros.to.gov.br

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Email
plugins premium WordPress

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Conheça nossa Política de Privacidade.